13a. Edição – Piracicaba

O 13o. Encontro do FLIGSP aconteceu em Piracicaba, de 22 a 24 de abril de 2022. Teve como organizadores o Movimento Liberdade Liberdade, a Associação Piracicabana de Teatro e Ponto de Cultura Garapa.
Teve aquele gosto bom de retomada de abraços e da potência do encontro ao vivo após dois anos de isolamento social por conta da pandemia de Covid 19!
Tivemos um total de 125 pessoas inscritas, com participação efetiva de 91, e 43 cidades representadas.
O evento contou com apoio do Sesc Piracicaba, do SINDBAN e do Ponto de Cultura Cia Teatral Ronaumrose.
Na sexta a noite aconteceu uma palestra de abertura, com o Prof. Adelino e mediação de Tiche Vianna. Foi abordado o sentido da pólis e da democracia; a necessidade do exercício da democracia, cuja prática oferece o aprendizado da vida democrática. Vários teóricos foram chamados, Rousseau, Adorno, Marx, Paulo Freire, Edgar Morin e Zumbi dos Palmares, para traçar este caminho de luta em busca de uma sociedade com maior equilíbrio social e econômico.A supremacia do poder econômico, capitalista, em nome do neoliberalismo foi destacado e as consequências no campo cultural.
No sábado pela manhã as pessoas se reuniram em 6 grupos organizados por região para realizar um mapeamento afetivo de capa território, identificando informações sobre a institucionalidade da Cultura nos Municípios (Conselho, Plano e Fundo / Sistema Municipal), aplicação da LAB, utilização do PROAC, e contexto de mobilizações e ações regionais.
Esse mapeamento foi compartilhado em plenária na parte da tarde.
Ainda no sábado, os participantes do encontro reuniram-se em grupos não mais por regional mas sim a partir da temas identificados na plenária. Foram debatidos os seguintes assuntos: Conselhos de Políticas Públicas Culturais, Indicadores Culturais (mapeamento, pesquisa, levantamento e sistematização de dados), Cidadania – Direitos Culturais, Orçamento e Financiamento para a Cultura.
No domingo pela manhã os grupos apresentaram o resultado de seus debates em plenária.
De todo este percurso o FLIGSP publicará uma carta com as principais pautas de luta deste ano.