14a. edição – Taubaté

O 14º Encontro do FLIGSP aconteceu nos dias 27 a 29 de janeiro de 2023, na cidade de Taubaté (SP), e contou com os apoiadores: Universidade de Taubaté (UNITAU), Fundação Artística e Cultural da Universidade de Taubaté (FUNAC UNITAU), Representa Taubaté, TV Cidade, Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté.

Estiveram presentes na abertura, o Vice-reitor da Universidade de Taubaté – Prof. Dr. Luiz Carlos Maciel, o Mestre Acácio Netto – Diretor-Presidente da FUNAC; o Prefeito da cidade – José Antônio Saud (MDB), o Secretário de Cultura de Taubaté – Fernando Paschoal de Oliveira, e a Secretária de Cultura do Estado e Economia Criativa – Marília Marton (filiada ao PSDB), que se comprometeu publicamente a, pelo menos, ouvir o movimento cultural do interior de São Paulo.

E como representantes do FLIGSP na abertura, Rafa Soares e Mariana Dias. As integrantes do Baque Mulher de Taubaté fizeram uma apresentação marcante ao som do Maracatu, representando maravilhosamente a luta feminista idealizada pela Mestra Joana Cavalcante. Pensando na segurança da mulher, a organização formou uma equipe de mulheres identificadas com fitas vermelhas nos braços, para serem rede de apoio em casos de assédio. E vale ressaltar, também, que havia espaço com brinquedos para as crianças, a fim de facilitar a participação das mulheres mães.

A programação na sexta-feira foi dedicada aos temas de economia criativa e solidária, mediado pela integrante do FLIGSP, Alessandra Constantino, que é formada em Políticas Culturais pela UFBA e pós-graduada em Gestão Cultural. A mesa de conversa teve a participação de William Retamiro, cientista econômico (PUC – SP), mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional (UNITAU) e Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade (UFSCar); Luana Vilutis, socióloga e educadora, mestre em educação pela USP, e Doutora em Cultura e Sociedade pela UFBA; Jenifer Botossi, mestre em Desenvolvimento Regional, e Bacharel em Gestão de Políticas Públicas e Especialista em Administração de Empresas.

No sábado, o tema foi voltado para políticas afirmativas, mediado por Rafa Soares, integrante do FLIGSP, formado em Artes Cênicas pela EMA “Maestro Fêgo Camargo”, Design Gráfico pela UNIP, Coordenador Municipal da Aliança Nacional LGBTI+ e integrante do Mandato Coletivo Representa Taubaté. Os artistas convidados foram Solange Barbosa, que é pioneira do Afroturismo no Brasil, idealizadora do programa cultural e turístico de mapeamento da diáspora africana no Vale do Paraíba (SP). É CEO da agência de Turismo Rota da Liberdade e em 2020 foi indicada pela Global Shakers como uma das 40 líderes do turismo responsáveis por tornar as viagens mais sustentáveis e benéficas tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente; e Daniel Munduruku, filho do povo Munduruku, formado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia. Integrou o programa de Pós-Graduação em Antropologia Social na USP. Lecionou durante dez anos como educador social de rua pela Pastoral do Menor em São Paulo. Tem várias obras literárias publicadas, e altamente recomendadas pela FNLIJ, como “Coisas de índio” e “As serpentes que roubaram a noite”. Seu livro “Meu avô Apolinário”, foi escolhido pela UNESCO para receber menção honrosa do prêmio de literatura para crianças e jovens sobre a questão da tolerância.

A programação do sábado contou com a oficina de diagnósticos regionais e com a conversa sobre a possibilidade de institucionalização do FLIGSP. O 14º FLIGSP contou com a participação efetiva de 130 pessoas, representando 42 municípios do Estado de São Paulo.