12a. edição – Campinas

12a. Edição FLIGSP
Campinas – 2020

O 12o. Encontro presencial do FLIGSP – Fórum do Litoral, Interior e Grande São Paulo aconteceu na cidade de Campinas, nos dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2020. As atividades aconteceram nas dependências da CEI Agostinho Páttaro, no distrito de Barão Geraldo.

O encontro contou com cerca de duzentas inscrições, e participação efetiva de artistas, produtores e pessoas ligadas ao fazer cultural de mais de cinquenta cidades do estado de SP.

A programação de abertura contou com falas de Alessandra Ribeiro (gestora cultural da Casa de Cultura Fazenda Roseira, mestra e liderança da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, em Campinas) e Claudia Tenondé (professora e liderança indígena da Comunidade Tenondé Porã).

No sábado aconteceram debates em grupos de trabalho e plenária para sistematização das discussões. Também contou com a presença de representantes do Sated e de mandatos legislativos que vem pautando e defendendo a cultura dentro da Alesp.

O domingo foi dedicado a organização interna do Fórum e encaminhamentos sobre ações para serem desenvolvidas ao longo do ano, incluindo a indicação da cidade que sediará o encontro de 2021.

Um dos destaques do encontro de Campinas foi a compreensão da necessidade de ocupação de espaços legislativos nos municípios e no estado como um passo necessário para o fortalecimento e construção de políticas culturais democráticas que contemplem os diferentes territórios e a pluralidade de manifestações culturais que caracteriza a cultura do nosso estado e do Brasil.

Para sua realização, o encontro de Campinas contou com apoios da Secretaria de Cultura da CUT, Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo, EMEF Ednei Gori, Tino Sampaio e CEI Agostinho Páttaro.