11a. Edição – Presidente Prudente

11º FÓRUM DO LITORAL, INTERIOR E GRANDE SÃO PAULO – FLIGSP
Presidente Prudente

Esta edição do Fórum aconteceu entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2019, em Presidente Prudente, região oeste do estado. Foi organizada pelo Ponto de Cultura Galpão da Lua e contou com a participação de mais de 50 pessoas, vindas de diferentes regiões do estado de São Paulo e região metropolitana.
No primeiro dia foi realizada a recepção das pessoas novatas no Fórum, com a apresentação do histórico do FLIGSP e sua atuação na reflexão e construção de políticas públicas para a cultura no estado de SP na última década. Em paralelo à recepção dos novos participantes, um grupo de ‘veteranos’ reuniu-se para avaliar e debater a forma de atuação de atuação do FLIGSP.
No segundo e terceiro dia, em formato de plenária, foi debatido o PROAC e outras pautas relativas à política e programas da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.
Uma característica específica dessa edição do Fórum foi o diálogo com outros movimentos culturais e sociais, necessidade identificada no encontro anterior e que foi desenvolvida ao longo de 2018 e no encontro de 2019, que contou com a participação de representantes de diversos movimentos.
Sobre o contexto, foi destacado o grande retrocesso político e social do momento histórico que estamos vivendo. Na Cultura, esse retrocesso afeta o desenvolvimento das políticas públicas e investimentos, afeta a vida de trabalhadores, a manifestação e a fruição cultural, e abre espaço para o cerceamento às expressões artísticas, inclusive, a liberdade de atuação de grupos e coletivos. Participaram desse debate o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, Levante Popular da Juventude, Mocambo Nzinga, Coletivo Mãos Negras, Quilombo de Dandara, Slam, Batalha do Vale, Movimento Arte Plural de Perus MAPP, Sated, QG Filmes, Circus e Consulta Popular.