9º Edição – Mairiporã

O Encontro em Mairiporã aconteceu na escola municipal Mufarrege Salomão Chamma (R. Guilherme de Almeida, 2-188) e teve a presença de mais 120 artistas e produtores de mais de 20 municípios de todo o estado. A produção local ficou a cargo do Fórum Permanente de Cultura da Bacia do Juquery (movimento da região que, a exemplo do FLIGSP, luta por mais e melhores políticas públicas para cultura) e teve o apoio das prefeituras de Mairiporã, Francisco Morato e Franco da Rocha, cidades onde atuam o Fórum da Bacia do Juquery.

Esse encontro marcou os 10 anos de existência do FLIGSP e buscou preparar o terreno para as comemorações, através da promoção de discussões para os próximos anos. Foi também um encontro marcado por um grande balanço e onde ficou evidente o impacto na produção do estado de acontecimentos de âmbito nacional, como o impeachment da presidenta Dilma e a crise econômica.

Outros assuntos que permearam o encontro foram o modo de participação no fórum como um todo, mecanismos alternativos e independentes de realização cultural, a criação de uma nova plataforma digital, as necessidade de se continuar lutando por políticas afirmativas para o interior, a onda conservadora no mundo todo e nossa atuação (g)local.