Nova diretoria do SATED-SP toma posse na capital paulista
Fundado em 1934, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado de São Paulo – SATED/SP – teve durante muito tempo uma história de luta ferrenha no campo democrático e profissional, representando artistas, técnicos e demais profissionais das mais diferentes linguagens artísticas; bem como sendo, em momentos difíceis de nossa história, pedra de salvação e resistência para toda a população. A entidade que já foi presidida por nomes como Lélia Abramo, Juca de Oliveira, Ester Góes, entre outros de importância no cenário cultural nacional foi também responsável por diversas conquistas para trabalhadores das artes e cultura.
No entanto, nos últimos anos, a entidade vinha passando por um momento de forte apagamento e perda de importância e representatividade no meio artístico, onde durante 32 anos consecutivos ficou sob a mesma presidência. Este cenário mudou nas eleições de 2017 em que a chapa intitulada ‘Transparência e Renovação’ foi eleita. Nesta última segunda (05/02) foi a posse da nova diretoria que aconteceu na quadra do Sindicato dos Bancários na capital paulista.
E foi uma bonita festa que teve como mestres de cerimônia os artistas e militantes Sérgio Mamberti e Luah Gabanini, além de diversas intervenções e apresentações artísticas de praticamente todas as categorias representadas pelo Sindicato. Além disso, foram homenageadas diversas pessoas que contribuíram com as artes e cultura brasileiras com seu trabalho e militância; além de serem lembradas outras tantas pessoas que passaram, contribuíram e solidificaram o trabalho do SATED-SP no vídeo institucional exibido no telão do evento.
Em tempos tão difíceis como os que estamos passando, a renovação da diretoria do SATED-SP é um sopro, mais que bem-vindo, de esperança e otimismo que promete devolver o sindicato aos profissionais da área, bem como fazer jus a belíssima história de lutas da instituição. Como entoavam o belíssimo coro no meio da comemoração: “Ainda é possível sonhar!”
Para saber mais sobre o SATED-SP: satedsp.org.br